domingo, 1 de junho de 2014

Pathétique

Meu nome é Apatia
Sou tocado em dó menor, meio diminuta
Sou um clássico compasso 6/8 em escala melódica
Por conseguinte, venho a transparecer sensações
Conquanto seja tão somente aquilo que indico-me do princípio
Irrefutavelmente apático.

E ao pegarem-me pela mão e levarem-me para o meio do salão
Assemelho-me à normalidade
Desconserto-me e já não sou nesta instância composto
Fico entediado com minha linearidade
E logo os mais atentos entendem meu logro
E imediatamente percebem em mim um Adagio Molto.

Fujo desta maneira funesta
Da apatia já sou agonia
Escondo-me nas montanhas sem ter percorrido qualquer caminho
E não há mais espelho onde eu possa me achar
Não há mais estrada a qual eu possa tomar
E a francesa com toda elegância grita-me:
Vous êtes pathétique!
E, ao menos em nota, quase volto a mim
E naquela sonata para piano em C menor revivo-me ou remato-me
Sonante ironicamente em Rondo Allegro.
E pronuncio para meus contemporâneos em meio à confusão do mundo:
É com Beethoven que o mundo deve desabar!

                                                               Cesar Domity

Nenhum comentário: